ELASTÔMEROS
Natural:
Caracteriza-se, principalmente, pela alta resistência à abrasão e pela elasticidade, fatores que a tornam muitíssimo resistente ao rasgamento. No entanto não é indicada à utilização de revestimento em peças que terão contato com agentes químicos como solventes, óleos e ácidos.
Propriedades:
Dureza: 25-95 SHA
Temperatura Máxima: 80°C
Nitrílica:
Borracha sintética apropriada para peças que exigem excelente resistência a derivados de petróleo, graxas, óleos e a alguns solventes, a nitrílica é muito utilizada na indústria gráfica.
É inadequada, no entanto, para peças sujeitas à exposição da luz solar, ao ozônio, ao contato com solventes a base de oxigenados (ex.: Cetonas) e a temperaturas médias.
Propriedades:
Dureza: 20-95 SHA
Temperatura Máxima: 100°C
Neoprene:
É recomendado no revestimento de peças cujo trabalho exija alta resistência à ruptura e abrasão, boa performance no trato com ácidos difluídos ou que sofram variações de temperatura (-40°C a 100°C). Resiste bem ao contato com petróleo, alguns derivados de óleo e água
Propriedades:
Dureza: 25-95 SHA
Temperatura Máxima: 100°C
EPDM:
As principais qualidades se concentram no excelente desempenho que este polímero oferece quando as condições de trabalho exigem exposição à luz solar, ozônio, a variações de temperaturas (intempéries), a ácidos diluídos, óleos vegetais e animais. Sua limitação está na pouca resistência que oferece ao contato com petróleo, gases e à inchação quando submetido ao trabalho com lubrificantes.
Propriedades:
Dureza: 25-95 SHA
Temperatura Máxima: 130°C
Hypalon:
Indicada para aplicações que necessitem excelente resistência ao ozônio e a oxidação, esta borracha também resiste muito bem ao contato com ácidos diluídos e a trabalhos levemente abrasivos.
Propriedades:
Dureza: 40-90 SHA
Temperatura Máxima: 120°C
Silicone:
Impróprio para trabalhos que exijam contato abrasivo ou com solventes, no entanto é muito resistente para trabalhos com temperaturas baixas ou altas (+210°C). Apropria-se principalmente para revestimentos de cilindros ou para confecção de camisas para tratamento corona, para cilindros de plastificação e em artefatos que tenham contato com produtos alimentícios ou higiênicos.
P Propriedades:
Dureza: 25-80 SHA
Temperatura Máxima: 220°C
Poliuretano (PU):
É resistente a Benzina, Benzeno, Graxas e Óleos, Ozônio, Água Fria (em contato contínuo resulta na perda gradativa de suas propriedades mecânicas) e Oxigênio. Não resiste a Água Quente, Vapor Saturado, Ácidos Concentrados e Soluções Alcalinas, Álcool, Hidrocarbonatos e Amoníacos.
Propriedades:
Dureza: 20-95 SHA
Temperatura Máxima: 110°C
D100 SigDur:
Elastômero a base de Poliuretano de alta dureza, muito utilizado na área papeleira (rolo guia tela). O mesmo substitui o ebonite com primazia, sendo de grande eficácia. Vantajoso por sua alta durabilidade, resistência a tração, graxas, solventes suaves e produtos químicos.
Propriedades:
Dureza: 98-100 SHA
Temperatura Máxima: -30°C / 80°C
Ebonite:
Alta resistência ao Desgaste, Solventes e Substâncias Químicas e Ácidos Diluídos e boa resistência ao envelhecimento pelo calor. Além de grande resistência à abrasão.
Propriedades:
Dureza: 98-100 SHA
Temperatura Máxima: 95°C
SBR:
Alta resistência a Abrasão e Elasticidade, fatores que a tornam muitíssimo resistente ao Rasgamento. No entanto não é indicado à utilização de revestimento em peças que tem contato com Agentes Químicos, como Solventes, Óleos e Ácidos.
Propriedades:
Dureza: 30-95 SHA
Temperatura Máxima: 80°C
Cortiça:
Este polímero oferece maior resistência à Abrasão e menor atrito ao contato com diversos tipos de materiais diminuindo a eletricidade estática entre filmes e papéis.
Propriedades:
Dureza: 40-70 SHA
Temperatura Máxima: 80°C